Mapeamento da desigualdade social na região de Curitiba (2022-2027)
Coordenação: Junior Garcia
Este projeto de extensão tem por objetivo realizar, de forma dialógica, o mapeamento da desigualdade social na região de Curitiba.
A desigualdade social se tornou um importante problema para as sociedades no século XXI, afetando de maneira significa o bem-estar das pessoas e a trajetória de desenvolvimento. Desse modo, a redução da desigualdade social se tornou fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas no século XXI. Contudo, a desigualdade social não é visível e nem mesmo compreensível para a maioria das pessoas e agentes sociais e econômicos, especialmente na escala municipal e local. Isso porque a desigualdade social também está vinculada ao contexto histórico e às características socioeconômicas regionais, reforçando a importância de sua vinculação com no tempo e no espaço. Cabe destacar que a pandemia de COVID-19 e a crise social e econômica que afeta a sociedade brasileira têm contribuído para o aumento significativo da desigualdade social no Brasil e na região de Curitiba. Neste sentido, o mapeamento da equidade ou desigualdade social para a região de Curitiba pode oferecer importantes informações para incentivar o engajamento da sociedade e a adoção de políticas públicas que visem sua redução. Por fim, o mapeamento da equidade ou desigualdade social tem sido realizado em outras cidades brasileiras, tais como no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, com resultados interessantes e úteis para a adoção de ações que buscam a redução de desigualdades. O projeto tem interface com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 10 – redução das desigualdades. A disponibilização de informações sobre a equidade e a desigualdade na região de Curitiba pode sensibilizar a sociedade, agentes privados e agentes públicos, além de auxiliar na definição de políticas que tenham por objetivo reduzir a desigualdade gênero (a partir da apresentação de informações sobre a desigualdade por gênero) e a erradicação da pobreza. O projeto também pode contribuir para a promoção da justiça social, o desenvolvimento sustentável e regional, uma vez que o público alvo é da região de Curitiba, além da formulação de políticas públicas mais adequadas para o enfrentamento da desigualdade social, uma vez que os resultados serão apresentados à sociedade em geral, setor privado e setor público. A proposta vai atender a demanda da Kurytiba Metropole, uma organização da sociedade civil organizada.
O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO) e ao Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica (NESDE), sendo realizado em parceria com a Kurytiba Metropole.
Donwload do Projeto de Extensão
Acesso aos resultados do projeto.
Economia, Universidade e Sociedade: uma oportunidade de aproximação via redes sociais (2019-2023)
Coordenação: Junior Garcia
Este projeto de extensão tem por objetivo oferecer um canal de comunicação direta com a comunidade interna e externa à Universidade Federal do Paraná (UFPR) via páginas temáticas no Facebook para o compartilhamento de conhecimentos e orientações nas áreas de Economia Ecológica, Economia Regional e Urbana, Economia do Setor Público e Matemática Financeira.
O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO) e ao Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica (NESDE).
Donwload do Projeto de Extensão
Resultados do Projeto de Extensão
Cartilhas publicadas (clique na imagem para download)