Lançamento do Mapa das Desigualdades de Curitiba – Renda e Riqueza

A desigualdade social se tornou um importante problema para as sociedades no século XXI, afetando de maneira significativa o bem-estar das pessoas e a trajetória de desenvolvimento. Desse modo, a redução da desigualdade social se tornou fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas no século XXI. Contudo, a desigualdade social não é visível e nem mesmo compreensível para a maioria das pessoas e agentes sociais e econômicos, especialmente na escala municipal e local. Isso porque a desigualdade social também está vinculada ao contexto histórico e às características socioeconômicas regionais, reforçando a importância de sua vinculação com no tempo e no espaço. Cabe destacar que a pandemia de COVID-19 e a crise social e econômica que afeta a sociedade brasileira têm contribuído para o aumento significativo da desigualdade social no Brasil e na região de Curitiba. Neste sentido, o lançamento do primeiro produto do Projeto de Extensão Mapeamento das Desigualdades na Região de Curitiba pode oferecer importantes informações para incentivar o engajamento da sociedade e a adoção de políticas públicas que visem sua redução.

O Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO), em parceria com a Kurytiba Metropole, lançarão os dois primeiros produtos do projeto de extensão Mapeamento das Desigualdades na Região de Curitiba:

• Produto 1 – Mapa das Desigualdades: Conceitos
  • Produto 2 – Mapa das Desigualdades: Renda e Riqueza

Acesso aos documentos

Mapa das Desigualdades – Renda e Riqueza (versão 08 de agosto de 2023)

Mapa das Desigualdades – Conceitos (versão 08 de agosto de 2023)

Data e horário: 16 de agosto de 2023, das 14h às 17h.

Local: Sala de Conferências do Setor de Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico, Curitiba, PR.

É necessária a realização de inscrições.

Período das inscrições: de 01 a 15 de agosto de 2022.

Faça sua inscrição.

Dúvidas, entre em contato via: jrgarcia@ufpr.br

Tags: , , ,

UFPR nas Redes Sociais