XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada à organização e à estruturação no Brasil do campo de estudos e conhecimento transdisciplinar da Economia Ecológica, integrando distintos campos disciplinares como o da física (termodinâmica), da ecologia (ecossistema, resiliência, capacidade de suporte, serviços ecossistêmicos), da sociologia (justiça distributiva, equidade intergeracional) da economia (escala, alocação de recursos, custo de oportunidade, macroeconomia e microeconomia), entre outros.

Os Encontros bienais da ECOECO objetivam promover um espaço de aproximação e interlocução entre pesquisadores e instituições, bem como divulgar estudos desenvolvidos em suas temáticas de cobertura, incentivando as discussões acadêmicas sobre políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental e divulgando trabalhos e pesquisas científicas mais recentes.

Em 2021, o XIV Encontro Nacional de Economia Ecológica conta com a parceria institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia e será realizado de maneira totalmente remota em função da crise sanitária pela qual o Brasil e o mundo atravessam. Esta edição do Encontro Nacional de Economia Ecológica tem como tema “Crises Sistêmicas e as Contribuições da Economia Ecológica”.

A ocorrência da pandemia de COVID-19 é um sinal de alerta para a emergência de uma possível nova era pandêmica, na qual possivelmente serão cada vez mais frequentes crises sanitárias globais, que se somam às crises socioambientais próprias do Antropoceno. A emergência climática, a rápida erosão da biodiversidade e o surgimento de pandemias são desafios para a espécie humana e que se conectam às agressivas perturbações ao delicado e complexo equilíbrio ecossistêmico do Planeta Terra. A humanidade deve coletivamente agir no sentido de impedir que tais crises sistêmicas impeçam as condições para a continuidade do processo civilizador humano.

A Economia Ecológica pode e deve contribuir com este debate, oferecendo uma visão realista das relações entre sistema econômico e meio ambiente. Como os sistemas econômicos devem reagir a tais crises? Qual o futuro do ensino das ciências econômicas e das ciências ecológicas? Qual deve ser o significado de crescimento econômico e prosperidade humana neste contexto? Qual o papel da ciência e dos pesquisadores? O atual ritmo de mobilização coletiva é suficiente para impedir uma catástrofe socioambiental? O debate sobre sustentabilidade ganhará novo impulso a partir da pandemia de COVID-19?

As perguntas acima guiarão as discussões do XIV Encontro Nacional de Economia Ecológica. A intenção é que o evento não forneça respostas prontas e definitivas, mas apresente subsídios e elementos para a busca de respostas para as crises sistêmicas que farão do século XXI um século desafiador e decisivo para a humanidade.

Convidamos a todos e todas para participarem conosco deste momento de reflexão. Pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas e níveis, assim como atuantes em setores fora da academia e preocupados com a questão ambiental são muito bem-vindos a submeterem trabalhos e darem suas contribuições!

A chamada para submissão está aberta de 18 de maio a 26 de julho de 2021.

Participem e divulguem nosso evento! Será um prazer tê-los (as) conosco!

Acessar página do XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

Prof. Daniel Caixeta Andrade (pela Comissão Organizadora Nacional)

Prof. Leonardo Evangelista Moraes (pela Comissão Organizadora Local)

UFPR nas Redes Sociais