Edital nº 02/2022 – chamada para participação voluntária em Projeto de Extensão do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

• Informações sobre o Projeto de Extensão:
    • Título do projeto: “Mapeamento da desigualdade social na região de Curitiba”
    • Acesse o projeto de extensão: download.
    • Coordenador: Junior Ruiz Garcia (currículo Lattes)
    • Unidade de origem: Departamento de Economia
    • Áreas temáticas: desigualdade; economia aplicada; estatística; justiça social; desenvolvimento regional; políticas públicas.

• Informações sobre a participação:
    • Carga horária semanal para o desenvolvimento das atividades:
      • Voluntário: mínimo 4 horas semanais / máximo 12 horas semanais
      • Bolsista*: 12 horas semanais
    • Depende da disponibilidade de bolsa.
    • Período de participação voluntária: 01/07/2022 à 31/12/2022
    • Período de participação como bolsista: definido pela PROEC.
    • Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelos(as) voluntários(as):
      • Levantamento bibliográfico
      • Pesquisa e coleta de dados
      • Preparação de bases de dados
      • Elaboração de textos
      • Revisão de textos
      • Apoio a realização de eventos de extensão
      • Apoio geral a execução do projeto
      • Recomenda-se a leitura do projeto (ver item 1.2).
    • Local onde as atividades serão desenvolvidas: Departamento de Economia, Setor de Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jardim Botânico.

• Conhecimentos desejáveis
    • Pacote Office (Excel, Word e PowerPoint)
    • Softwares estatísticos
    • Acesso a bases de dados públicas (IBGE, Ipardes, IpeaData etc.)
    • Bases de dados
    • Canva (canva.com)

• Seleção:
    • Critérios de seleção:
      • Análise do histórico acadêmico (escolar) (peso 20%)
      • Análise de currículo (peso 30%)
      • Entrevista (peso 50%)
        • As entrevistas acontecerão dia 24 de junho de 2022 entre 14h e 17h no Campus Jardim Botânico, gabinete 12, prédio de Ciências Sociais Aplicadas, térreo, ala dos gabinetes dos professores do Departamento de Economia.
        • O não comparecimento na entrevista implica na desclassificação da candidata ou candidato.

• A seleção será realizada pelo Professor Junior Ruiz Garcia, coordenador do projeto de extensão.

• Informações complementares:
    • Condições para realização da inscrição conforme normatizações da Extensão na Universidade Federal do Paraná (UFPR):
      • estar regularmente matriculado ou matriculada em curso de graduação ou técnico da UFPR;
      • concordar com os deslocamentos que se fizerem necessários ao desenvolvimento das atividades previstas no projeto;
      • apresentar tempo disponível para se dedicar às atividades previstas no projeto, de forma que a carga horária relativa definida (mínimo 4 horas/semana; máximo 12 horas/semana) não se sobreponha aos horários de suas atividades curriculares.
    • Compromissos e atribuições da voluntária(o) conforme normatizações da Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR):
      • cumprir a carga horária definida no termo de adesão;
      • zelar pelo cumprimento dasresponsabilidades e condições estabelecidas previstas no Termo de Adesão;
      • participar das atividades definidas com o(a) orientador(a) do projeto;
      • seguir orientação do professor orientador ou professora orientadora;
      • elaborar relatório sempre que solicitado pelo(a) professor(a) orientador(a) e relatório final individual, relativo ao período de vinculação, conformemodelo da PROEC http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/normatizacoes.html;
      • incluir o nome do orientador ou orientadora, nas publicações e trabalhos apresentados emcongressos e seminários, cujos resultados estão vinculados ao período de orientação eforem relativos ao Programa ou Projeto de extensão do qual é bolsista;
      • utilizar a identificação visual obrigatória da UFPR e do projeto nas publicações e nos trabalhosapresentados em eventos de qualquer natureza e em qualquer meio de divulgação cujosresultados estejam vinculados ao período da bolsa.
  • Resultado: a divulgação será apresentada até o dia 28 de junho de 2022 por e-mail.

• Documentação que deverá ser enviada por e-mail (jrgarcia@ufpr.br) pelas candidatas ou pelos candidatos selecionados até o dia 23 de junho de 2022:
    • Histórico acadêmico atualizado;
    • Currículo.